A ADOTESC – Associação dos Despachantes de Trânsito de Santa Catarina, realizou no sábado, 19/10, em Florianópolis, o 38º Congresso dos Despachantes de Trânsito de SC. O evento que contou com a presença de mais de 1300 pessoas no auditório do Resort Costão do Santinho, foi prestigiado com a presença do Governador do Estado Jorginho Mello, do Presidente do DETRAN-SC, Kennedy Nunes, Deputado Federal Darci de Matos, Givaldo Vieira, Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes dos DETRANs (AND), Gilberto Alvim, Vice presidente do CFDD/BR – Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil dentre outras autoridades. Presentes também o Presidente do IDETRAN (Instituto dos Despachantes de Trânsito de Santa Catarina), Israel Furtado, e o vice-presidente do CREDITRAN, Euri Ernani Jung, o Presidente da ADESF (Associação dos Despachantes da Grande Florianópolis), Júlio Oriosvaldo Alves e a Presidente FEBRAIVE (Federação Brasileira de Identificação Veicular da Andrea Lenz.
Compareceram ao evento delegações de vários Estados da federação em especial Bahia, Sergipe, Goiás, São Paulo e Paraíba, capitaneadas pelos respectivos presidentes dos Conselhos Regionais. O evento apresentou importantes palestras com temas sobre o mundo digital no qual está totalmente inserido o despachante de Santa Catarina que sempre com seu pioneirismo inspirou outros Estados à seguirem na mesma direção.
PALESTRAS FOCADAS NA EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
A abertura do 38º Congresso dos Despachantes de Trânsito de Santa Catarina foi realizada pela jornalista Laine Valgas, que deu as boas-vindas aos mais de 1,4 mil presentes representando as 22 Regionais Associações Regionais, que cobrem com os serviços dos despachantes nos 295 municípios de Santa Catarina.
Na primeira palestra, o advogado do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas, Rodolfo Cesar Bevilácqua, falou sobre “Atualidades e novas Oportunidades para o profissional Despachante Documentalista”, destacando primeiramente o cenário catarinense para os despachantes, e na sequência sobre a importância dos Conselhos de Fiscalização Profissional, que atuam como uma espécie de reguladores do mercado, lembrando da importância da Lei de Proteção de Dados Pessoais nesse contexto, tanto quanto a certificação digital como modelo de segurança. Bevilácqua enfatizou ainda a diferença e prerrogativas entre as Associações, os Sindicatos e os Conselhos.
No segundo momento das apresentações, o executivo Waldir Sampaio, apresentou os meios de pagamento eletrônico desenvolvido pela PinPag, empresa parceira da ADOTESC há mais de 20 anos, capaz de levar soluções de cobrança e parcelamento para os escritórios dos despachantes, capaz de realizar consultas de débitos e parcelamentos em até 21 vezes.
No terceiro momento da manhã, o Secretário do Conselho de Administração da CREDITRAN (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Despachantes de Trânsito de Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Rubens Luiz Tecchio, Secretário do Conselho de Administração da Creditran, substituindo Rui Schneider da Silva, executivo do SICOOB CREDITRAN, que não pode comparecer ao evento por motivos de força maior, apresentou o histórico da entidade, projeto criado especificamente para dar suporte financeiro aos despachantes, contando com infraestrutura e ferramentas tecnológicas, capazes de atender todo o universo dos despachantes dos dois Estados.
Em seguida, a executiva Tamara Silveira e o Presidente da REDE IDEIA, Gustavo Paiva, apresentaram as tecnologias atreladas à Certificação Digital que buscam desburocratizar os processos e simplificar a gestão dos escritórios dos despachantes. Em sua apresentação Tamara Silveira destacou a velocidade com que o mercado de tecnologia se movimenta nos dias de hoje, buscando enfatizar a necessidade premente que os despachantes precisam buscar para se atualizar nesse ambiente de forma sustentável e contínua.
Já no segundo bloco de apresentações, o palestrante Pereira Amorim, trouxe aos presentes a palestra “Atendimento e Vendas Humanizadas: o foco total no ser humano (H2H). Amorim destacou durante dinâmicas com os presentes que o “atendimento e vendas humanizadas H2H é uma estratégia que coloca as pessoas no centro do processo. Em vez de tratar os clientes como meros números ou estatísticas, o foco é estabelecer conexões reais e significativas com cada indivíduo”, destacou.
No encerramento da manhã, o ex-humorista e atual palestrante, com passagem pela Rede Globo, Nelson Freitas, com 266 mil seguidores no YouTube e 644 mil no Instagram, apresentou a palestra “O Riso é um negócio sério”. Em uma espécie de stand-up comedy, e com muito carisma e naturalidade por conta de seus mais de 30 anos de palco e teatro, Nelson Freitas reforçou conceitos ligados à vida pessoal das pessoas nesse mundo frenético em que vivemos hoje. Com piadas bem-humoradas, mas também com reflexões emocionantes, o palestrante tirou gargalhadas do público, mas deixou mensagens profundas sobre comportamento e conduta, amor e convivência, e principalmente a necessidade de entendermos que não fazemos nada sozinho, que somos seres comunitários e desta forma, e assim, seremos mais fortes na conquista dos nossos propósitos.
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
À noite, durante os pronunciamentos na cerimônia de encerramento, o presidente da ADOTESC, do CRDD/SC e do CFDD/BR, Osnildo Osmar Silveira, o Silveirinha, agradeceu a todos os despachantes de Santa Catarina pela presença maciça no evento e pelo apoio, destacando seu compromisso mais uma vez a levar a categoria a patamares ainda mais elevados da confiança depositada pelo Estado de Santa Catarina, nas pessoas do Governador Jorginho Mello e do presidente do Detran-SC, Kennedy Nunes.
“Tenho certeza que muitos aqui não sabem que o nosso Governador, Jorginho Mello, também já foi despachante no início da sua carreira. Essa é a prova real da nossa força e do prestígio que temos junto às nossas lideranças políticas, pois muitos deputados e outras lideranças começaram suas atividades profissionais como despachantes, o que muito nos orgulha”, exemplificou Silveirinha.
Ao tratar sobre os excelentes impactos econômicos que a categoria promove para o Estado, Silveira destacou. “Somos um ecossistema que gera mais de 10 mil empregos diretos, a partir de mil CNPJs. Somente dos registros e transferências atuamos em 77% do total das movimentações, sendo que em carros zeros essa marca bate os 95% a 97%. Nosso banco, a CREDITRAN, é responsável pelo recolhimento de 80% das taxas de trânsito no Estado, isso porque cada um dos nossos despachantes é um correspondente bancário, e por isso somos capazes de estar presentes nos 295 municípios do Estado, ao lado do cidadão”, mencionou Silveirinha ao demonstrar a relevância da categoria.
Já o Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes dos DETRANs, Givaldo Vieira, que também preside o DETRAN/ES, reafirmou sua identificação com a categoria pelo reconhecimento do trabalho realizado no Espírito Santo e se comprometeu a levar a mensagem do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas (CRDD/BR) aos demais dirigentes dos DETRANs do País nas próximas reuniões da sua entidade.
Também membro da mesa de autoridades, ao se pronunciar, o deputado federal, Darci de Matos lembrou da sua trajetória de mais de 20 anos apoiando a causa e os pleitos dos despachantes tanto como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, como no Congresso Federal. Reconhecido como o “padrinho dos despachantes”, Darci foi um parlamentar estratégico e fundamental para a promulgação da Lei que regulamenta a profissão em todo o Brasil.
“Senhor Governador (Jorginho Mello) quero deixar um número aqui. Por conta da atuação dos despachantes de Santa Catarina, nosso índice de inadimplência no recolhimento de taxas de trânsito é da casa dos 3%, sendo que em alguns Estados brasileiros, esse número supera os 30%. Esse é o despachante de Santa Catarina! ”, comemorou o deputado.
Já o vice-presidente do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil, Gilberto Alvim Freitas (CRDD/BA), fez questão de destacar que há mais de 20 anos vem até Santa Catarina no que para ele “é sempre um intercâmbio de altíssimo aprendizado”. “Temos que levar o modelo de Santa Catarina para o Brasil todo e essa é uma missão que o Conselho Federal irá assumir. Vejo aqui a congregação entre o DETRAN-SC com os despachantes e isso é algo que me emociona. É com fé e dedicação que vamos plantar essa semente nos demais Estados Brasileiros”, projetou o vice-presidente do CFDD/BR.
Em sua vez de falar aos despachantes, o presidente do DETRAN-SC, Kennedy Nunes, destacou a estreita parceria com que o órgão se relaciona com os despachantes em sua gestão, o que culminou no Fórum das Entidades Credenciadas, atuação de apoio e consultiva entre o departamento e o ecossistema de trânsito.
“Tive a felicidade de lançar um slogan que ‘pegou’ de forma incrível esse novo momento que vive o órgão: ‘Somos Todos DETRAN’. E quem ganha com isso? O catarinense, o contribuinte, que cada vez mais quer e exige por serviços ágeis e de alta competência. Eu trabalho com números para compreender cenários, e ao entender que 75% das transações de documentões de trânsito passam pelos despachantes e 24% pelo DETRAN. Não é possível que não tenhamos motivos de sobra para celebrar esse modelo de parceria e excelência que temos em Santa Catarina”, comemorou o presidente do DETRAN-SC.
Em seu pronunciamento, o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, manifestou e reforçou seu reconhecimento ao trabalho realizado pelos despachantes catarinenses, ratificando a parceria existente entre o Governo do Estado e a Categoria. O Governador garantiu ainda que durante sua gestão essa relação institucional será fortalecida e ampliada com foco total no beneficiamento e na melhoria do atendimento ao cidadão de Santa Catarina.
“Lembro bem que no meu escritório em Joaçaba o sofá era um banco de um caminhão, que ganhamos de um amigo. Mas aquela era uma outra época, e hoje aqui vejo todo o avanço que a categoria conquistou e oferece ao cidadão de Santa Catarina. Mas posso garantir para vocês que ser despachante foi um dos meus primeiros empregos, e ter trabalhado nesse segmento é algo que me orgulha imensamente”, garantiu o Governador.
“A primeira coisa que me vem à cabeça quando olho para esse auditório lotado é: esses profissionais estão aqui para resolver problemas e ajudar os catarinenses. E é essa também a missão do nosso DETRAN-SC, brilhantemente conduzido pelo meu amigo Kennedy. Somos um Estado que cresce de forma sustentável, que cada vez mais atrai investimentos, sendo o sexto PIB no Brasil, com seis portos que movimentos uma economia cada vez mais pujante. E daí me dou conta que com os nossos despachantes isso não poderia ser diferente. A excelências dos serviços entregues pelas senhoras e pelos senhores, é a cara de Santa Catarina! ”, celebrou o Governador Jorginho Mello.